Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação conjunta desarticula quadrilha em Ciríaco

Publicação:

20140827192124ciriaco.jpg
Operação conjunta - Foto: Polícia Civil RS

A Polícia Civil – Defrec de Passo Fundo, coordenada pelo delegado Adroaldo Schenkel, com a participação de todas as demais Delegacias de Polícia da 6ª Região Policial realizou diversas prisões e buscas na manhã desta quarta-feira (27/8), em Ciríaco.  As ações contaram com nove delegados e 57 policiais que cumpriram no início da manhã de hoje 16 mandados de busca e 11 de prisão preventiva de uma quadrilha que praticava roubos, em especial no interior dos municípios vizinhos a Ciríaco,como  Santo Antônio do Palma, Casca, David Canabarro e Marau. 

Segundo Schenkel, as ações criminosas eram direcionadas a residências, estabelecimentos comerciais e salões comunitários, sempre com uso de armas de fogo, ameaças e violência contra as vítimas (muitas vezes moradores isolados do interior), com a subtração de dinheiro, eletrodomésticos, máquinas e ferramentas agrícolas.

Há relatos de violência contra vítimas idosas, mulheres e até crianças.  A ousadia dos criminosos chegava ao ponto de ameaçar as vítimas e mesmo segui-las quando se dirigiam para a delegacia com objetivo de comunicar os crimes.  Até mesmo ameaças contra policiais militares ocorriam, visando a manutenção da impunidade e à seqüência dos roubos. Conforme o delegado, pelo menos 25 roubos estão sendo investigados com suspeita de ação de integrantes desse grupo criminoso.

Durante as buscas, nesta manhã, foram apreendidos diversos objetos (espingarda, celulares, eletrodomésticos, motosserras, máquinas agrícolas, etc.) com suspeita de procedência criminosa, situação que será apurada na seqüência das investigações, assegurou o delegado.  Os presos, com preventivas decretadas pela Comarca de Casca, serão ouvidos na Delegacia de Polícia de Ciríaco, e em seguida, conduzidos ao Presídio de Guaporé. 

O delegado acredita que com esta ação haja uma redução drástica nas ocorrências no interior dos municípios da região, trazendo maior tranqüilidade em especial para os moradores das áreas rurais.

Fonte: Defrec de Passo Fundo

E

Polícia Civil RS