Polícia Civil interioriza projetos sobre a infância na região central do Estado

20141021170038andewi.jpeg
Palestra - Foto: Polícia Civil

Nessa segunda-feira (20/10), policiais civis do Serviço de Prevenção e Educação do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) abriram a quarta fase da interiorização de projetos do Departamento Especializado na área da Infância e da Juventude. A ação ocorreu na 3ª Região Policial em Santa Maria, região central do Estado e sede de uma das 13 Delegacias de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA).

As palestras, que foram realizadas durante todo o dia, tiveram como temas “A Organização do DECA e a Integração Operacional da REDEPOL”, sob coordenação do Inspetor de Polícia Jairton Pescador. Também foi abordado  “Os aspectos da mediação e da orientação da violência escolar e social entre jovens”, organizado pelo Delegado Adalberto Mattos Lima, transmitindo as experiências da atuação do DECA junto às escolas da Capital e da Região Metropolitana.

No período da tarde, a Escrivã e Psicóloga Suzana Braun palestrou sobre o “Acolhimento, atendimento e encaminhamentos à rede de proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência”. Na ocasião, foi abordada a questão da formação e do trabalho em rede no atendimento à criança e ao adolescente, além de aspectos específicos de Santa Maria, reconhecida como uma cidade que conta com investimentos municipais para a área.

Conforme o Delegado Andrei Vivan, o público alvo são delegados e policiais civis que atuam principalmente nas DPCAs, mas também para órgãos policiais do interior do Estado que não são alcançadas pela especialização das DPCAs, as quais já recebem a orientação técnica e operacional incumbida ao Departamento. No evento, estiveram presentes o titular da 3ª Delegacia Regional, delegado Marcelo Mendes Arigony, autoridades policiais e agentes dos diversos órgãos policiais da região, os quais tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências locais na área da proteção infanto-juvenil.

Fonte: DECA

Bruna Schilling - Estagiária de Jornalismo