Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Especializada da Polícia Civil chega à marca de 800 prisões

Publicação:

20141217173118800.jpg
marca histórica - Foto: Policia Civil

Nesta quarta-feira (17/12), policiais da Delegacia de Capturas (DECAP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), coordenados pelo Delegado Arthur Teixeira Raldi, titular da DECAP/DEIC, chegaram à marca de 800 prisões realizadas neste ano de 2014.

A 800ª prisão do ano ocorreu no bairro Berto Cirio, na cidade de Nova Santa Rita, onde foi capturado F.A.P. (37 anos), em decorrência de Mandado de Prisão expedido pela 1ª Vara de Execuções Criminais da cidade de Canoas, ordem de prisão esta expedida em virtude de Sentença Penal Condenatória a uma pena de 10 anos de reclusão.

As 800 prisões efetuadas até o presente momento pelos policiais da DECAP/DEIC dividem-se basicamente em cumprimento a Mandados de Prisões Preventivas (50%), cumprimento a Mandados de Prisões decorrentes de Sentenças Penais Condenatórias Definitivas (30%) e captura de foragidos (20%).

Os presos capturados atuam nas diversas áreas da criminalidade, destacando-se na maioria dos motivos que ensejaram as ordens de prisões os crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubos de veículos, roubos a estabelecimentos comerciais, estupros, entre outros.

Segundo o delegado Raldi, o número expressivo de prisões é fruto de diversas ações realizadas pela DECAP não só em Porto Alegre, mas também nas cidades que fazem parte da Região Metropolitana da Capital, além de municípios do litoral gaúcho e do interior do Estado.

O delegado destacou ainda que as prisões são resultado de trabalho investigativo que visa tirar de circulação delinqüentes que perpetuam suas atividades criminosas enquanto permaneciam em liberdade, encaminhando-os para o estabelecimento prisional.

 

Trabalho diuturno

 

O delegado destaca a dedicação dispensada pelos policiais no exercício diuturno de seu trabalho, que se inicia na madrugada de cada dia (com o objetivo de minimizar as chances de confronto e reação por parte dos criminosos), quando normalmente são efetuadas a maioria das prisões, se encerrando somente com a entrega de todos os presos ao cárcere, após realização de seus respectivos exames no Departamento Médico Legal, no final de cada dia de trabalho.

Neste aspecto, Raldi ressalta que, em virtude do grande número de presos capturados pela DECAP, muitos estabelecimentos prisionais presentes especialmente nas cidades de Porto Alegre e da Região Metropolitana acabaram interditados por superlotação, motivo pelo qual atualmente, no final de cada dia, uma equipe de policiais ainda tem que deslocar-se até o município de Charqueadas para a entrega dos presos.

 

Fonte:  DECAP/DEIC-RS

Eugènio

Arquivos anexos

Polícia Civil RS