Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Tarrafa realiza mais de 500 prisões nos primeiros seis meses do ano

Publicação:

20150630171541cera-do-raldi.jpeg
Operação Tarrafa - Foto: Polícia Civil - Imprensa

Policiais civis da Delegacia de Capturas (DECAP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), coordenados pelo titular da DECAP, delegado Arthur Teixeira Raldi e supervisionados pelo diretor do DEIC, delegado Eduardo de Oliveira Cesar, concluiram, nesta terça-feira (30/6), a 6ª etapa da "Operação Tarrafa" com 96 prisões realizadas durante este mês de junho (superando as 93 prisões efetuadas na fase anterior, no mês de maio). A ação policial tem por objetivo dar cumprimento a Mandados de Prisões e efetuar captura de foragidos em Porto Alegre, cidades da Região Metropolitana da Capital e do interior do Estado.

Somando-se as seis fases realizadas no primeiro semestre de 2015, a DECAP/DEIC já ultrapassa a marca das 500 prisões, totalizando 527 prisões até o presente momento. Assim como já havia acontecido no mês anterior, nesta 6ª fase da "Operação Tarrafa" destacou-se o crescimento das prisões realizadas em cumprimento a Mandados de Prisões Preventivas. Também neste mês de junho, foi constatado crescimento da captura de foragidos.

Segundo o delegado Eduardo César, os crimes cometidos pelos presos e que deram origem às suas respectivas capturas continuam gravitando basicamente, na sua imensa maioria, entre os crimes de homicídio, roubo a estabelecimento comercial, roubo a transporte coletivo, roubo de veículo, roubo a pedestre. O delegado destacou ainda os crimes de estupro e atentado violento ao pudor, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, adulteração de sinal identificador de veículo automotor ("clonagem de veículos"), etc.

O delegado Raldi ressaltou que no mesmo período do ano passado (1º semestre de 2014), a DECAP contava com 316 prisões realizadas, o que configura um aumento de mais de 65% no número de prisões comparadas à igual período deste ano. Segundo Raldi, o resultado ilustra a dedicação e o trabalho incansável dos policiais lotados nesta especializada, que iniciam o exercício da sua atividade nas primeiras horas da manhã, se encerrando tão somente com a entrega de todos os presos no sistema penitenciário gaúcho, no final de cada dia de trabalho.

Fonte: DECAP

Eugènio

Polícia Civil RS