Polícia Civil participa da Operação Aeroporto Seguro

2015072912383620150729120958aeroporto.jpg
Polícia Civil participa da Operação Aeroporto Seguro - Foto: Polícia Civil - Imprensa

Nesta quarta-feira (29/07) a Polícia Civil participou da Operação Aeroporto Seguro, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A operação Aeroporto Seguro, que ocorreu durante todo o dia, teve por objetivo intensificar a atuação fiscalizadora integrada dos órgãos de inspeção aeroportuária, além de servir como treinamento para grandes eventos.

A Operação Aeroporto Seguro é de responsabilidade da Autoridade Aeroportuária, uma comissão integrada por todos os órgãos e entidades públicas que atuam no Salgado Filho. Dentre as instituições participantes estão a INFRAERO, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal, ANVISA, Ministério da Agricultura, VIGIAGRO, ANAC, Aeronáutica, Brigada Militar e EPTC, algumas em regime de plantão 24 horas.

A ação contou com a atuação de equipes multidisciplinares em diversos canais de inspeção dos Terminais 1 e 2 do aeroporto, como áreas de embarque e desembarque domésticos e internacionais, porão de bagagens, Terminal de Cargas doméstico e Canal Aduaneiro, bem como no perímetro interno e externo do sítio aeroportuário. Nesses locais, ações de segurança aeroportuária foram desenvolvidas com o objetivo de reprimir e prevenir atos delituosos, atendendo à legislação vigente. No âmbito aeroportuário, os principais crimes a serem combatidos são tráfico de drogas, evasão de divisas, tráfico de pessoas, exploração sexual, entrada de produtos sem autorização ou certificação sanitária, ameaças à aviação civil, crimes patrimoniais e segurança do turista, além de outros delitos.

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia para o Turista (DPTUR), com o apoio de outros órgãos e departamentos, atuou principalmente na segurança ao turista, além de ter distribuído cartilhas com informações sobre segurança às pessoas presentes no local. Ainda realizando um trabalho preventivo, policiais do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) distribuíram folders explicativos referentes à Tráfico de Órgãos, Crianças e Adolescentes, e deram atenção especial aos passageiros, no embarque de crianças, além de explicar a necessidade de apresentação de documento oficial (RG ou certidão de nascimento original) para a realização do embarque. Uma mostra de fotos do trabalho da Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC), no combate às drogas também foi divulgada em uma área do saguão do aeroporto.

Durante a ação repressiva ao tráfico de drogas, a Polícia Civil utilizou cães farejadores do DENARC, que auxiliaram as equipes durante as verificações e buscas por drogas no aeroporto. Os policiais civis percorreram diversas áreas do aeroporto para realizar buscas e coibir delitos, como furtos e outros crimes patrimoniais.

Também estiveram presentes durante a operação policiais da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre (DPRPA), do Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Divisão Judiciária de Operações (DJO), do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE), da Divisão de Comunicação Social (DCS) e do Serviço de Apoio Aéreo/DEIC. A operação prossegue até a meia-noite de hoje.

Jorge Felipe
Fabiano Costa