Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Aquiles resulta em 15 prisões em Osório

Publicação:

20160224081355imagem-050.jpg
Presos durante a Operação Aquiles - Foto: Polícia Civil - Imprensa

Na manhã desta quarta-feira (24/02), a Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Osório, em conjunto com a Brigada Militar (BM), com o apoio da Susepe,  deflagrou a Operação Aquiles. O objetivo da ação é combater o tráfico de drogas e homicídios na região. Cerca de 115 policiais civis e 60 policiais militares, com o apoio de 20 agentes penitenciários, cumpriram 12 mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão, incluindo as casas prisionais de Osório, Torres e Charqueadas. 

Segundo o delegado Alexandre Souza, os cinco meses de investigações apontaram que nestes presídios há lideranças envolvendo estes tipos de crime, sendo que há mais de uma quadrilha comandando tráfico e homicídios. Desde o início da operação 20 pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos. Somente hoje 15 pessoas foram presas. Foram apreendidas seis armas de fogo, facas artesanais, mais de 50 celulares, maconha, cocaína, crack, dinheiro e balança de precisão, além de dois carros e uma moto.

Durante as buscas, cães farejadores da Brigada Militar foram empregados para auxiliarem na localização de drogas. Apoiaram a operação equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil. A coletiva de imprensa foi realizada na 1ª DP de Osório, onde participaram o delegado Heraldo Guerreiro, regional de Osório, delegado Alexandre Souza, titular da 1ª DP de Osório, delegado Bolivar Llantada, diretor do GOE, o Coronel Altemir Ferreira de Lima, da Brigada Militar e o sr. Juliano Manuel Moro, coordenador do Grupo de Ações Especiais (GAES) da Superintendência de Serviços Penitênciários (SUSEPE). 

 

Fabiano Costa
Jorge Felipe

Polícia Civil RS