Operação Lenhador desarticula organização criminosa em Bagé

20160429104126capa.jpg
Operação Lenhador desarticula organização criminosa em Bagé - Foto: Polícia Civil - Imprensa

A Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, deflagrou, nesta sexta-feira (29/04), a Operação Lenhador que combate o tráfico de drogas na cidade de Bagé e região. A investigação realizada pela Delegacia Especializada em Furto, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Bagé levou cerca de oito meses para reunir provas que culminaram com a prisão do líder da organização criminosa. Na ação, foram presas oito pessoas e apreendidas armas e drogas.

Segundo o delegado Cristiano Ritta, durante as investigações, que duraram cerca de oito meses, os policiais descobriram um esquema que utilizava empresas de fachada para dar aparências de licitude aos ganhos financeiros da organização criminosa, que era responsável pela colocação da maior parte de drogas que chegava na cidade de Bagé.  "Nesse período 21 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, sendo apreendidos sete quilos de crack, 10 quilos de maconha e dois quilos de cocaína, além de 78 mil reais, cinco veículos, armamentos e munições de uso exclusivo das forças armadas", conta o delegado. O grupo era liderado pelo proprietário de uma lenheira, na cidade de Bagé, que recebia a droga da região metropolitana de Porto Alegre ou diretamente da Fronteira com o Paraguai.

Na operação, foram cumpridas 69 ordens judiciais, incluindo três prisões preventivas dos líderes da organização criminosa, 35 mandados de busca e apreensão, 22 sequestros de veículos e bloqueio de contas bancárias. Estima-se que os bens apreendidos hoje sejam avaliados em cerca de 1 millhão de reais, mesmo valor já apreendido em drogas pelas polícias durante a investigação. "O grupo movimentava cerca de 30% do crack no estado e atuava, por vezes, de forma violenta com quem não obedecia suas regras", informa Ritta.

As prisões se concentraram no bairro Passo das Pedras, em Bagé, e cinco pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Depois dos trâmites normais, eles foram encaminhados ao sistema prisional.

Adriano Remião
Fabiano Costa