Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dois homens são presos por crime ambiental em Rosário do Sul

Publicação:

Policiais da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), prenderam na tarde desta quinta-feira (30/06) dois homens, em Rosário do Sul. As prisões fazem parte de  uma ação atinente ao Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos do Agrotóxico.

Segundo a delegada Marina Goltz, a DEMA participou de ação conjunta de diversos órgãos, entre eles Ministério Público, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério da Agricultura. Duas empresas e uma fazenda foram vistoriadas no município, sendo que dois indivíduos foram presos.

O proprietário da fazenda foi autuado em flagrante pelo crime previsto no art. 56 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de reclusão de um a quatro anos, tendo em vista o abandono de agrotóxicos e outros resíduos e produtos potencialmente tóxicos ou perigosos em desconformidade com as exigências legais. Um funcionário da fazenda foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Ambos foram liberados após o pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial.

Mais detalhes serão divulgados na próxima terça-feira, 05/07, às 9h30, na sede do MPRS, na praça Marechal Deodoro, 110, em Porto Alegre/RS.

Disque-denúncia: 0800-510 2828

WhatsApp e Telegram: (51) 8418-7814

www.pc.rs.gov.br

Fonte: DEMA/ DEIC

Cecy Quadros Raicik

Reg. Prof. 6211

Polícia Civil RS