Operação Origami prende 11 pessoas na Fronteira Oeste do Estado

20160727113220ab.jpg
Prisão - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (27/07), A Polícia Civil, por meio da 27ª Delegacia de Polícia Regional/São Luiz Gonzaga (DPR), deflagrou a Operação Origami com objetivo de combate aos crimes de furto abigeato na região da fronteira oeste do Estado. Onze pessoas foram presas e armas, munições e carne ilegal foram apreendidas.

Segundo informações, as investigações iniciaram há dois meses quando uma vítima levou ao conhecimento da Polícia Civil o furto de 44 bovinos de sua propriedade, no interior do município de Garruchos. Ao longo da investigação, cerca de 30 reses foram recuperadas com apoio da Supervisão Regional da Agricultura (SRA), através do fornecimento da movimentação de bovinos e no trabalho de conferência dos animais.

OperaçãoOrigami prende 11 pessoas na Fronteira Oeste do Estado27DPR_SãoLuizGonzaga pic.twitter.com/tlVCkPC2tl

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 27 de julho de 2016

Os policiais também identificaram a conexão existente entre abigeatários da região com outros criminosos da região de Quaraí. Conforme o delegado Afonso Stangherlin, havia troca nos dois sentidos. O gado era furtado em uma região e enviado para outra. “A operação leva o nome Origami, que significa dobradura de papel, porque constatamos a existência de vários casos em que a pessoa tem cadastrado um número de animais junto à SRA, mas de fato no campo nada tem. O cadastro irregular serve justamente para legalizar o gado furtado”, explicou o delegado.

Cerca de 40 policiais civis da 27ª Região Policial participaram do cumprimento de 24 ordens judiciais, sendo 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão cumpridos nos municípios de Jaguari, São Nicolau, Pirapó, Garruchos e Quaraí. Os presos foram conduzidos à delegacia de São Luiz Gonzaga e após os procedimentos legais, serão encaminhados ao sistema penitenciário.

Jorge Felipe

Larissa F. Beretta