Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Indenização prende quinto suspeito de extorsão

Publicação:

2016102118254268169018-73d9-491d-be4a-1d70d94d61c9.png
Prisão - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta sexta-feira (21/10), em continuidade da Operação Indenização, a 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) efetuaram a prisão de um homem de 32 anos, em decorrência de mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas. A ação ocorreu no município de Campo Bom/RS, onde, além do mandado de prisão preventiva, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão naquela cidade, sendo apreendidos um veículo, celulares e R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) em dinheiro.

Segundo os delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, toda a investigação desenvolvida é relacionada à prática de crimes de extorsão mediante seqüestro, ocorridos na cidade de Campo Bom/RS, Parobé/RS e Novo Hamburgo/RS. Por meio de tais investigações relacionadas ao crime de extorsão mediante seqüestro, no dia 20/04/2016, policiais lotados nesta Delegacia de Roubos efetuaram a prisão de três pessoas, todos pela prática do crime de extorsão mediante seqüestro, de tráfico de drogas e de associação para o tráfico. No dia 18/10/2016, em Imbituba/SC, policiais desta Delegacia de Roubos efetuaram a prisão de outro indivíduo por tráfico de drogas, expedido pelo Juízo da Comarca de Novo Hamburgo/RS. “Tais circunstâncias demonstram que o tráfico de drogas está intimamente ligado aos delitos patrimoniais, como extorsões mediante seqüestro, pois traficantes acabam, como no caso em concreto, cometendo crimes de natureza patrimonial para obter recursos para fomentar a sua principal atividade criminosa, a venda de substâncias entorpecentes”, relata o delegado Joel Wagner.

O delegado Sander Cajal destaca que as ações de repressão aos crimes de extorsão mediante seqüestro ganham prioridade pela especializada, na medida em que se traduz como um dos crimes mais graves, aonde a vítima permanece em poder dos criminosos, necessitando de imediatidade nos trabalhos de polícia judiciária. O homem preso nesta manhã será encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: 1ª DR / Deic

Mathews Leal
FC 

Polícia Civil RS