Operação Avalanche prende 36 pessoas em Carazinho

20161028124842dsc-0012.jpg
Op. Avalanche - Foto: Polícia Civil - Imprensa

Na manhã desta sexta-feira (28), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Carazinho, deflagrou a Operação Avalanche visando o combate ao tráfico de drogas no município. Foram cumpridos 33 mandados de prisão preventiva, além de três prisões em flagrante, totalizando 36 presos e apreensão de armas, munições, drogas e seis veículos utilizados para o tráfico.

De acordo com a delegada Heladia  Cazarotto, a ação tinha o objetivo de desmantelar uma associação criminosa identificada como principal fornecedora de drogas no município e responsável por diversos outros crimes relacionados com o tráfico, tais como homicídios, roubos e furtos. “Essa associação é bem organizada, e os seus integrantes têm atividades específicas no esquema” contou a delegada.

Operação Avalanche prende 36 pessoas em Carazinho DP_Carazinho https://t.co/oVBsiBpDej pic.twitter.com/6P6juWn3lL

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 28 de outubro de 2016

Segundo o Delegado Regional Edson Cezimbra, no ano de 2016, somente até outubro, os números de homicídios em Carazinho já ultrapassam o total de homicídios do ano anterior. “Parte disso deve-se ao tráfico de drogas e ao grupo alvo desta ação, tanto em relação a cobranças de dívidas de usuários, quanto no monopólio da atividade, uma vez que eles não permitem o ingresso de concorrentes no mercado ilícito”, disse o delegado.

Na manhã de hoje, foram presos os principais líderes do grupo, além de outros integrantes responsáveis pela venda, distribuição e transporte das drogas. No curso das investigações cinco pessoas já haviam sido presas em flagrante e 13 foragidos capturados, além da apreensão de quantia expressiva de maconha, crack e cocaína.

Cerca de 350 policiais participaram do cumprimento de 102 mandados judiciais nos municípios de Carazinho e Pontão. A ação também contou com a participação da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil que sobrevoou a área conflagrada. Os presos foram conduzidos à Delegacia de Carazinho e posteriormente serão encaminhados ao sistema penitenciário.

Adriano Remião

Fabiano Costa