20161207110523capa.jpg
Operação Fora da Lei desarticula organização criminosa responsável por ataques a bancos - Foto: Polícia Civil - Imprensa

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DR/DEIC), deflagrou na manhã desta quarta-feira (07/12), a Operação Fora da Lei, que visou desarticular pelo menos duas organizações criminosas responsáveis por diversos ataques a instituições bancárias no ano de 2016 em pequenas cidades da Serra Gaúcha, inclusive, em cidade vizinhas do Estado de Santa Catarina. Na ação foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva, além de três de apreensão de veículos.

Foram presas seis pessoas, sendo que uma delas  já se encontrava no sistema prisional por ter cometido outro crime. Foram apreendidos diversos celulares e munição. A operação policial contou com o apoio da Delegacia Regional de Caxias do Sul e da Divisão de Apoio Aéreo. Ao todo participaram da operação cerca de 80 policiais civis, com diversas viaturas e com o emprego do helicóptero da Polícia Civil.

Operação Fora da Lei desarticula organização criminosa responsável por ataques a bancos https://t.co/6XyhtNcDFY DR_DEIC pic.twitter.com/landsoLCC9

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 7 de dezembro de 2016

De acordo com a investigação, o grupo começou a ser monitorado a partir de um roubo a banco ocorrido na cidada de Nova Roma do Sul, em abril deste ano, na serra gaúcha. Na ocasião, pelo menos três indivíduos armados e encapuzados quebraram o vidro da agência com o uso de uma marreta. Além disso fizeram um “cordão humano” composto por funcionários e clientes, ocasião em que subtraíram valores do Banco do Brasil, Banco Sicredi e de uma casa lotérica.

Segundo os delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, as ações desenvolvidas são resultado do extenso trabalho de investigação criminal e de inteligência desenvolvido pelos policiais da Delegacia de Roubos. "Foi possível produzir elementos de prova que vinculam diversas pessoas aos delitos investigados. Não somente os que praticaram os atos executórios dos roubos, mas também foi possível aos agentes identificarem outros que favoreceram a prática criminosa, quer resgatando os criminosos do local dos fatos, quer ocultando armas de fogo e o produto do crime, além de outros auxílios materiais e morais, indispensáveis à prática dos crimes”, conta Wagner.

O Diretor do do DEIC, delegado Rodrigo Bozzetto, destaca que a Operação Fora da Lei faz parte do planejamento estratégico do DEIC para o ano de 2016, no que tange à repressão de forma qualificada aos delitos praticados contra instituições financeiras. Ele ainda destaca que os crimes em questão não só atingem o patrimônio privado das vítimas (bancos), mas também repercutem de forma extremamente negativa no meio social em que são praticados, especialmente, as pequenas cidades do interior gaúcho. Isso é visto também, nos casos de furtos arrombamento com emprego de explosivos, os quais sofreram quebra vertiginosa, desde o final de novembro de 2016", relatou Cajal.

Os presos foram encaminhados para a DEFREC de Caxias do Sul para os procedimentos de praxe. Após, serão encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da justiça.

Adriano Remião
Jorge Felipe

AO VIVO no Periscope: Coletiva da Operação Fora da Lei DP_DEIC DPR_CaxiasDoSul https://t.co/VNzdI9lJcJ

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 7 de dezembro de 2016