Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Blecaute prende duas pessoas no interior do Estado

Publicação:

2017012012131220-01-op-blecaute-drcp-deic.jpeg
Prisão - Foto: Polícia Civil

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou, durante os dias 16 a 19 de janeiro, a Operação Blecaute Fronteira, que visou combater o furto de energia elétrica.

A ação iniciou-se no dia 16 de janeiro de 2017, na cidade de Alegrete. Após denúncias e análise do gráfico de consumo de energia de dois locais suspeitos de fraude, residências de policiais militares lotados naquele município, os policiais, acompanhados de técnicos da empresa concessionária, diligenciaram nos endereços suspeitos. No primeiro local, verificou-se que os lacres da caixa de proteção e do medidor apresentavam indícios evidentes de violação, sendo que tais lacres existem para evitar a manipulação do medidor. Verificou-se a existência de vestígios de manipulação dos mancais, que mantém o equilibrio do disco do medidor, vez que este apresentava desgastes resultantes de atrito. Este desequilibrio, causador do atrito, faz com que o registro de consumo se dê a menor, fato que será comprovado mediante perícia. No segundo local, havia também sinais de possível violação dos lacres, entretanto, não havia sinais evidentes de manipulação, o que poderá, igualmente, ser comprovado por perícia técnica. Sobre ambos os casos foram registradas ocorrências policiais para apuração por Inquérito.

Segundo Del. Fleck, as ações iniciaram no dia 17/01/17 com a diligência em uma propriedade rural de arroz, suspeita de ligação clandestina para irrigação da plantação  e débitos em torno de R$ 400.000,00. O dono da propriedade foi preso em flagrante por furto simples. No dia 18/01/17, nova diligência constatou irregularidades em outra propriedade rural de cultivo de arroz. Um homem foi preso em flagrante. Já no dia 19/01/17 as ações se desenvolveram no município de Uruguaiana e foi lavrada Termo Circunstanciado pelo exercício arbitrário das próprias razões.

O Del. Fleck ressaltou a importância da ação específica: "o problema da ligação clandestina para o cultivo de arroz é um problema que atinge a concessionária de serviço público há muitos anos, sendo de combate difícil. Destaca-se ainda a reiteração da conduta de alguns clientes, sendo grave o grande volume de energia elétrica subtraída para ativar bombas de irrigação e silos de secagem". Ainda, quanto ao caso envolvendo policiais militares, destacou que "confirmadas as suspeitas, torna-se conduta de alta gravidade, inadmissível ao agente público que deve zelar pelo cumprimento da lei".

O Del. Sander Cajal, diretor de investigações do DEIC, ressaltou que as ações de furto de energia combatidas tem impacto direto sobre a sociedade: "a ligação clandestina gera instabilidade no fornecimento de energia elétrica, uma vez que toda a distribuição é calculada com base nas ligações regulares, penalizando a todos. Some-se a isto a concorrência desleal exercida, eis que aquele que age dentro da lei não consegue concorrer no preço final com aquele que não precisa arcar com o custo da energia elétrica intrínseco à atividade comercial. Por fim, este prejuízo é dividido por todos os clientes em suas faturas".

A Operação Blecaute é uma operação permanente de vigilância e combate ao furto de energia elétrica desenvolvida pela DRCP desde o ano passado, tem resultado, conforme as concessionárias de serviço público, em números recordes de pedidos de regularização de ligação elétrica, tendo resultado em mais de 30  prisões desde sua implementação.

Disque denúncia - 0800-510-2828

WhatsApp e Telegram - (51) 8418-7814

Fonte: DEIC

Bruna

 

Arquivos anexos

Polícia Civil RS