Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Documentos são apreendidos em residência de suspeitos por estelionato em Passo Fundo

Publicação:

Policiais da Delegacia de Polícia de Sertão apreenderam, nesta sexta-feira (17), documentos em residência de pai e filha que são suspeitos por estelionato, falsificação, uso de documentos falsos e falsidade ideológica, em Passo Fundo. As investigações apuram uma fraude contra o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE-RS).

Segundo o delegado Adroaldo Schenkel, após notícia de tentativa de uso de procuração falsificada que indicava origem em Sertão, a Polícia Civil passou a investigar a situação de uma pensionista do IPE, que recebia há muitos anos pensão em decorrência do falecimento de seu marido, Sargento da Brigada Militar, com créditos mensais no Banrisul de Blumenau/SC, por meio de um familiar que movimentava sua conta. "Ao diligenciar, ficou constatado que a pensionista também faleceu, ainda em 1995, porém não foi localizado o registro do óbito, estando sepultada em Passo Fundo", relatou o delegado.

Na sequência, mediante procurações e outros documentos falsificados, o procurador permaneceu recebendo e utilizando os valores por quase 20 anos, até recentemente. "Após quebras de sigilos bancários, ficou comprovado que os valores estavam sendo aproveitados pelo investigado e sua filha, através de cheques, transferências, compras e pagamento de contas com uso do cartao e da conta em nome da pensionista falecida", confirmou o delegado.

Os documentos apreendidos serão analisados pela investigação. O IPE já foi alertado da fraude, informando que, sem correção, os valores ilicitamente pagos, importam em mais de R$620.000,00.

Fonte: DP/Sertão
Amanda Xavier 

Polícia Civil RS