Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Integração prende suspeito por assalto a banco

Publicação:

201702172032201-dp-nh.jpg
apreensão - Foto: PC

Após uma série de investigações, a 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo desencadeou, na tarde de quinta-feira (16), a Operação Integração. As investigações começaram após o ataque ocorrido a uma agência do Banco do Brasil da cidade de São João Batista, na Grande Florianópolis, no sábado (11), onde houve intenso confronto entre o DEIC da Polícia Civil Catarinense e os assaltantes. Na ação, três bandidos morreram e um ficou gravemente ferido. Além disso, um agente e um delegado ficaram feridos por estilhaços. Pelo menos quatro criminosos fugiram do local. Após a fuga, os criminosos, já identificados, segundo a Polícia Civil de SC, fugiram para o RS, visto que a quadrilha é gaúcha.

Segundo o delegado Tarcísio Lobato, algumas informações foram recebidas pelo Setor de Investigações da 1a DP de Novo Hamburgo, dando conta de que um dos suspeitos estaria escondido na casa da sua irmã, na cidade de Novo Hamburgo. Em contato com a DEIC de Santa Catarina, foi confirmado que o investigado estaria envolvido na ação dos criminosos na cidade de São João Batista, e que ele foi reconhecido como um dos assaltantes, afirmou o delegado.

Em vista da gravidade dos fatos, da periculosidade do grupo, dos fortes indícios da participação do investigado, a 1a DP de NH pediu uma Medida Cautelar de Urgência, através de Mandado de Busca e Apreensão no endereço onde ele estava localizado, pedido no plantão do Forum da Comarca de NH, na madrugada de quinta-feira( 16).

Atendida com brevidade pelo Poder Judiciário, a 1a DP recebeu o ofício deferindo a busca na residência solicitada. Montada a Operação, os agentes da 1a DP contaram com o apoio da 3ª DP de NH e cumpriram o Mandado de Busca e Apreensão na tarde do dia 16. Na casa, o procurado foi surpreendido pela rápida ação dos policiais civis, que encontraram um revólver cal .38. Foi dada voz de prisão e, na continuidade da ação, os agentes encontraram, ainda, dois cilindros e um maçarico, artefatos usados para arrombar caixas eletrônicos de bancos.

O suspeito foi encaminhado à DPPA de NH. Em contato com o DEIC de Santa Catarina, foi informada a prisão do procurado e, também, foram encaminhadas fotos deste para a Polícia Civil catarinense. Reconhecido através de robusta prova obtida pela DEIC de SC, como um dos autores do Roubo ao Banco do Brasil na madrugada do dia 11, foi requisitada pela DEIC a Prisão Preventiva dele, na Comarca de São João Batista/SC, a qual foi deferida rapidamente pelo Poder Judiciário, devida a alta periculosidade de um criminoso que participa de ações extremamente violentas e ofensivas à população, como esta ocorrida na Grande Florianópolis. Por fim, o suspeito foi encaminhado a Santa Catarina para prestar esclarecimentos sobre o fato e, em seguida, a um presídio de SC.                       

Fonte: 1ª DP de Novo Hamburgo

Polícia Civil RS