20170324101538foto1.jpg
Operação para combater maus tratos contra animais é deflagrada no Vale dos Sinos - Foto: Fabiano Costa/ Jorge Felipe

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou na manhã desta sexta-feira (24), a Operação Fim de Rinha, com objetivo de combater rinhas de galo e crimes de crueldade contra os animais no Vale dos Sinos. Os policiais cumpriram 14 ordens judiciais naquela região.

Na ação, quatro pessoas foram presas por posse de arma de fogo e receptação. Outras sete pessoas também foram conduzidas para prestarem esclarecimentos no DEIC. Além de quatro armas de fogo, foram apreendidas aproximadamente 180 aves e instrumentos utilizados para a realização de rinhas de galo, tais como biqueiras, esporas de plástico e metálicas, bem como remédios de uso veterinário. Estes instrumentos eram utilizados nas rinhas de galos, ocasionando lesões nas aves.

Operação Fim de Rinha apreende cerca de 180 aves de rinha no Vale dos Sinos. DEMA_DEIC https://t.co/dK0HsShaUX pic.twitter.com/SXdX9trYU2

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 24 de março de 2017

Segundo a delegada Marina Ver Goltz, após oito meses de investigações, foram identificados criadores e locais de rinhas de galo nos municípios de Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Portão. As investigações tiveram início a partir do furto de aves do zoológico de Sapucaia do Sul, no início de 2016. "A operação busca desarticular o esquema que envolve rinhadores e criadores de galos de rinha, os quais submetem os animais a uma grande crueldade, tanto na briga de galo em si, como também na sua criação, pois o animal é submetido a um enorme estresse em seu treinamento, além de grande carga de esteróides e anabolizantes”, concluiu a delegada.

Em um dos locais em Sapucaia do Sul, havia uma arena para treinamento e teste, para que os compradores pudessem observar e testar os galos nas rinhas antes de comprá-los. Conforme o Diretor de Investigações do DEIC, delegado Sander Cajal, o valor dos animais apreendidos é estimado em torno de 500 mil reais.

Os rinhadores e criadores de galo de rinha conduzidos responderão a Termo Circunstanciado pelo crime de maus tratos contra animais, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Jorge Felipe
Fabiano Costa