Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil prende proprietário de auto-peças na Operação Desmanche da SSP

Publicação:

20170622133928drcp-deic.jpg
Operação Desmanche - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Concessionárias Públicas e Serviços Delegados (DRCP/Deic), participou, na manhã desta quinta-feira (22), da 45ª fase da Operação Desmanche da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado do Rio Grande do Sul. Um estabelecimento foi interditado e o proprietário da auto-peças foi preso por furto qualificado de energia elétrica, em Novo Hamburgo.

Em apoio à Força-Tarefa de Desmanche da SSP, os policiais civis, acompanhados de técnicos da concessionária de serviço público, diligenciaram em um comércio de venda de peças usadas. No local, detectou-se a existência de uma ligação elétrica irregular, com ramal de ligação aéreo instalado diretamente na rede da concessionária, com ausência de relógio medidor. Além disso, foi constatado que uma ligação clandestina já havia sido cancelada e foi novamente ligada diretamente do poste. 

O Delegado Peringer ressaltou que o furto de energia por estabelecimentos comerciais está no foco de combate da Delegacia, pois, além de gerar grandes perdas na rede de energia, com prejuízos arcados por toda a população, e consequente diminuição de arrecadação de impostos, a conduta gera perigo e instabilidade na rede energética. "Aquele que mantem comércio regularmente não consegue competir de forma igualitária com aquele que se vê livre do custo de energia intrínseco à atividade econômica", relatou o delegado.

O proprietário do local foi preso em flagrante por  furto qualificado, com penas de dois a oito anos de reclusão. Além disso, durante a ação realizada nesta data, foram apreendidas e encaminhadas para trituração cerca de 50 toneladas de sucata automotiva. 

Fonte: DRCP/DEIC
Amanda Xavier 

È

Polícia Civil RS