Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Mega Operação Anjos da Lei em todo o Estado

Publicação:

20170822135939capa.jpg
Operação Anjos da Lei - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (22), por meio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), desencadeou a Operação Anjos da Lei. Estão sendo cumpridos 58 ordens judiciais, sendo 53 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. Todas as ordens judiciais são contra ações de tráfico nas proximidades de áreas escolares. 

Segundo o Diretor de Invetigações do Denarc, Delegado Mario Souza, foram três meses de investigações que culminaram com as ações que estão sendo realizadas hoje em todas as regiões do Estado. "A Operação Anjos da Lei é uma ação policial especial permanente, contra o tráfico de drogas nas imediações de escolas e tem como preceito a repressão e prevenção ao tráfico e consumo de drogas. A prevenção se da por meio de palestras e troca de informações com os jovens, a repressão se da com ações imediatas e prioritárias, quando existe a suspeita de tráfico de drogas próximo de escolas."

"Os policiais identificam os traficantes e realizaram a prisão. Na operação de hoje foram mais de 300 escolas verificadas, 102 monitoradas. De janeiro até julho de 2017, 126 escolas foram verificadas e 46 monitoradas, resultando em 53 prisões.

Op. Anjos da Lei-Foram cumpridos 58 Mandados Judiciais em 29 cidades do Estado 28 Presos, apreendidas drogas, armas e dinheiro Denarc DPI pic.twitter.com/zgTMQGDiMY

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 22 de agosto de 2017

Segundo o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, a Polícia Civil realiza diversas atividades junto às escolas, principalmente palestras, sempre com o intuito de tentar esclarecer o perigo das drogas."A operação começou no Denarc em 2011 e desde 2016 é executada por todos departamentos da PCRS. Essa é a primeira mega operação em âmbito estadual contra o tráfico nas imediações de escolas esse ano, aproveitando o retorno às aulas. Desde 2011 foram 804 presos em todo RS na área escolar." complementou.

No mesmo sentido o Secretário de Segurança Pública Cesar Schirmer e o Secretário da Eduacação Ronald Krummenauer, enfatizaram a importância desta integração no combate ao tráfico e consumo de drogas no ambiente escolar. A delegada Fabiana Kleine, da Divisão de Assessoramento Especial do Departamento de Polícia do Interior (DAE/DPI) e o Diretor do Denarc, delegado Odival Soares, mencionaram que ações como a do dia de hoje não serão pontuais, mas sim um processo que irá se perpetuar em busca de estirpar, principalmente no meio escolar, o tráfico de drogas.

Até o momento foram presas 27 pessoas, e apreendidas drogas (447 comprimidos de ecstasy, 110 gramas de MDMA, oito tubos de lança perfume, 28 quilos de maconha e 800 gramas de cocaína), além de sete armas, dinheiro, notas falsas, objetos e veículos. A Operação Anjos da Lei foi deflagrada simultaneamente nas cidades de Porto Alegre, Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí, Alvorada, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Alegrete, Caxias do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, Canela, Três Coroas, Lajeado, Encantado, Palmeira das Missões, Seberi, Frederico Westphalen, Ijuí, Carazinho, Erechim, Santa Maria, Passo Fundo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

 

Anderson Silva

Fabiano Costa

Polícia Civil RS