Operação Coda é deflagrada no combate ao roubo de veículos na Capital

20170925100015coda.jpg
Operação Coda é deflagrada no combate ao roubo de veículos na Capital - Foto: Polícia Civil - Imprensa

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na manhã desta segunda-feira (25) a Operação Coda, no combate ao roubo de veículos na Capital. Foram cumpridas 31 ordens judiciais entre mandados de busca e apreensão e de prisão em Porto Alegre. Na ação, 15 pessoas foram presas, duas conduzidas coercitivamente, drogas, armas e veículos foram apreendidos.

Segundo os delegados Adriano Nonnenmacher e Marco Guns, foram três meses de investigações para apurar o roubo de carros na Capital. "A operação tinha por finalidade a prisão de 16 assaltantes de veículos que atuavam de forma contumaz em diversas regiões da cidade", contam os delegados. Neste período, a especializada intensificou trabalho de investigação a fim de identificar os suspeitos das práticas delituosas. "Durante as investigações, os suspeitos praticaram cerca de 30 roubos em vários pontos da Cidade, e diariamente vinham atuando na subtração de veículos", complementam Guns e Nonnenmacher.

OpCoda Concluída com 14 pessoas presas, drogas, armas e veículos apreendidos. DRV_Deic pic.twitter.com/DJzTODidlq

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 25 de setembro de 2017

A ação de hoje contou com a participação de 120 policiais civis e apreendeu mais de dois quilos de maconha, cocaína, dois veículos com suspeita de adulteração, simulacro de pistola, munições, documentos e celulares. "Foi uma investigação célere e eficaz, que retirou de circulação rapidamente indivíduos de alta periculosidade envolvidos com roubos, e com atuação diária na capital, evitando-se com esta operação pontual, roubos de veículos seguidos de morte, latrocínios", complementam Guns e Nonnenmacher.

Para o delegado Sander Cajal, Diretor de Investigações do Deic, a especializada vem atuando forte contra o crime organizado, em várias frentes de trabalho com ações pontuais, fiscalizações e operações. "Ao total, a ação de hoje é a terceira grande operação realizada pela DRV no ano de 2017 e a oitava desde fevereiro de 2016, contabilizando 362 presos e 383 veículos recuperados e retidos", acrescenta o diretor.

Larissa Marafiga
Fabiano Costa