Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil estoura depósito de drogas e armas de facção criminosa na Zona Sul da Capital

Publicação:

201802220630446dphpp3.jpeg
Polícia Civil estoura depósito de drogas e armas de facção criminosa na Zona Sul da Capital - Foto: Polícia Civil

Uma submetralhadora 9mm, uma pistola de calibre restrito .40, farta munição, comunicadores e drogas foram apreendidos. Dois homens foram presos

A Polícia Civil, em ação da 6ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, na tarde dessa quarta-feira (21), estourou um depósito de drogas e armas na Vila Cruzeiro, na Zona Sul da Capital. Na ação, houve a apreensão de aproximadamente dois quilos de maconha em estado bruto, diversas porções de maconha embaladas para venda, porções de cocaína, crack e material para embalo e preparação de drogas. Também houve apreensão de duas armas, uma submetralhadora 9mm, uma pistola de calibre restrito .40, farta munição, comunicadores, giroflash e colete balístico.

Dois homens, de 28 e 20 anos de idade, foram presos em flagrante. O mais velho eles é foragido do sistema prisional e possui diversos antecedentes. Segundo a delegada Roberta Bertoldo, a investigação recebeu denúncia anônima de que no local se encontravam reunidos diversos integrantes de um grupo criminoso articulando atentados contra grupos rivais e que estavam, ainda, embalando drogas para comercialização na região. “A ação foi muito efetiva, pois retira de circulação indivíduos altamente perigosos, armamento pesado e ainda representa um impacto negativo na comercialização de entorpecentes na região da Vila Cruzeiro, zona altamente conflagrada”, disse a delegada.

Também chamou a atenção dos policiais na apreensão, que as porções de maconha estavam separadas e embaladas já com o papel seda para pronto consumo, uma forma que o tráfico encontrou para aumentar o comércio de entorpecentes facilitando ao usuário comprador o consumo imediato. “Isso representa um potencial aumento de consumo com a facilidade agregada ao produto ilícito”, relatou a delegada Roberta. Estima-se que a apreensão representou um baque financeiro de mais de 50 mil reais pelas drogas ao grupo criminoso. 

O Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Paulo Grillo, ressalta a importância de ações como a de ontem, visto que retira armas e pessoas vinculadas aos crimes de homicídios das ruas, representando uma resposta do Estado às ações das organizações criminosas. Ele ainda ressaltou a importância da participação de comunidade no combate à criminalidade por meio de denúncias anônimas, o que resulta em ações mais efetivas.

Jorge Felipe

Arquivos anexos

Polícia Civil RS