Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil participa de Campanha contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicação:

20180314145314deca-rosario.jpg
Campanha - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (13), o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente - Deca, representado pela coordenadora do Serviço de Prevenção e Educação, delegada Sônia Maria Dall'Igna e inspetora Márcia Santos do Programa Papo de Responsa, realizaram roteiro em duas escolas da Capital, na qualidade de parceiro na campanha protagonizada pelo Tribunal de Justiça do Estado. O roteiro teve início no Colégio Marista Rosário.

A Assistente Social da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude Marleci Hoffmeister apresentou a campanha à direção da escola e entregou materiais de apoio e orientação. Em seguida, a Delegada Sônia explanou as atividades de prevenção da Polícia Civil, especialmente sobre a campanha para denúncias sobre abuso sexual junto ao DECA e sobre a metodologia do Programa Papo de Responsa que aborda assuntos de interesse de crianças e adolescentes em sala de aula. O Vice-Diretor Administrativo do Rosário, Maurício Erthal, considera que as escolas têm papel protetivo com os alunos. "Considerando o tempo que eles passam dentro do colégio, precisamos desenvolver um olhar cuidadoso, perceptivo e sensível de tudo o que ocorre com a criança e o adolescente", afirma.

Também participaram do encontro o Diretor Onorino Moresco e a Coordenadora de Turno do Ensino Médio Vera Villanova. No bairro Bom Jesus, a blitz aportou na Escola Estadual Coelho Neto. Lá, o grupo foi recebido pela Diretora Lisiane Bestani Pereira da Fonseca. A docente, que trabalha há duas décadas no local, conta que já se deparou com casos de abusos e exploração sexual sofridos por alunos e que a rede de atendimento e proteção foi fundamental para orientá-los na condução da situação. "Por isso, vejo como de extrema importância a iniciativa da campanha, pois precisamos desta parceria", ressalta. "Além disso, trabalhar a prevenção é muito importante." 

A Delegada Sônia Maria Dall'Igna destacou o caráter preventivo da campanha e falou sobre as palestras que a Polícia Civil costuma realizar junto às escolas abordando o tema, sendo de imediato convidada a agendar encontros do Papo de Responsa na escola visitada. "É muito importante o auxílio da escola em campanhas desta natureza, pois os olhos do educador muitas vezes observam, detectam e denunciam abusos que de outra forma não seriam esclarecidos", ressaltou a Delegada. Também são parceiros da campanha Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Defensoria Pública do Estado.  

 

Eugènio

Polícia Civil RS