Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Grande Negócio investiga irregularidades em empresas do ramo alimentício

Publicação:

20180518134551op-grande-negocio.jpeg
Operação Grande Negócio investiga irregularidades em empresas do ramo alimentício - Foto: Fabiano Costa

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), na manhã desta sexta-feira (18), deflagrou a Operação Grande Negócio em cinco municípios da Serra, Vale do Caí e Vale do Taquari. O objetivo é apurar possíveis irregularidades em um grupo de empresas e indústrias do ramo alimentício.

Os principais alvos da operação são empresas e indústrias do ramo alimentício. Foram cumpridas sete ordens judiciais de mandado de busca e apreensão expedidas pela comarca de São Sebastião do Caí nos municípios de Harmonia, Santa Clara do Sul, Barão, Imigrante e Caxias do Sul.

Segundo os delegados Cristiano Ritta e André Mendes, as investigações tiveram início no mês de março deste ano, após a então Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, hoje Decrab, ter recebido algumas denúncias de possíveis desvios de gado furtado para frigoríficos gaúchos.

Em razão dos fatos foram realizadas várias diligências, inclusive cruzamentos de informações entre os sistemas informatizados da Polícia Civil e da Secretaria de Agricultura, onde foi constatado que um empresário do ramo da consultoria, ligado a várias empresas e indústrias do ramo alimentício, possuidor de talão de produtor que lhe permitia apenas o comércio de citros, chegou a tirar mais de 250 mil reais em notas de produtor, em seu nome, referente à venda de gado para um dos frigoríficos investigados.

Conforme as investigações o referido empresário/produtor não possuía lotação de gado junto à inspetoria veterinária. As vendas recebiam caráter de “legalidade fiscal” após o frigorífico emitir contranotas ao investigado, permitindo que ele declarasse os valores junto à Receita Federal.

“A suspeita é que o investigado esteja usando as movimentações para lavar dinheiro. As investigações apontam que em pelo menos uma das vendas comprovadas fiscalmente nem se quer abates foram realizados no frigorífico”, disse o delegado Ritta.

Outro fato que chamou a atenção da Polícia Civil foi que as supostas vendas também eram realizadas sem a emissão de Guias de Trânsito Animal, o que é obrigatório. “A Guia de Trânsito é o documento que contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal”, afirmou Mendes.

Uma cooperativa de laticínios, duas indústria de embutidos, dois frigoríficos e uma empresa de consultoria, além de uma residência, foram os alvos da investigação. Diversos documentos, que podem evidenciar irregularidades, foram apreendidos para posterior análise.

“As buscas são de suma importância para a continuidade das investigações, uma vez que é necessário a verificação documental física nas empresas, dos fatos até agora apurados pela Polícia Civil, além de uma rigorosa fiscalização sanitária nos estabelecimentos investigados”, concluiu Ritta.

A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Abastecimento e Irrigação do Rio Grande do Sul e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Jorge Felipe
Fabiano Costa

 

Polícia Civil RS