Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sete pessoas são presas na Operação Tamanca deflagrada contra feminicídio ocorrido na Capital

Publicação:

20180621121134deam-poa.jpg
Prisão - Foto: Polícia Civil

Em resposta ao feminicídio que vitimou uma jovem de 18 anos em maio deste ano a Polícia Civil desencadeou a Operação Tamanca. Sete pessoas foram presas e um adolescente apreendido entre maio e esta terça-feira (21), na Capital. A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre concluiu as investigações e indiciou seis pessoas por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Segundo as delegadas Tatiana Bastos e Clarissa Demartini a investigação passou a cargo da Especializada quando averiguado que a morte da vítima foi motivada em razão de violência de gênero. "Após o rompimento de um relacionamento a vítima passou a receber ameaças do ex-companheiro, que cumpre pena na Cadeia Pública de Porto Alegre", disseram as delegadas. Eles teriam iniciado um envolvimento amoroso em dezembro de 2017 e desde então ele, mesmo de dentro do Estabelecimento Prisional, sustentava financeiramente a vítima. "O ex-companheiro, juntamente com outro indivíduo preso, teriam sido os mandantes do homicídio. Eles diziam para os executores os passos a serem tomados e os locais para onde a vítima deveria ser levada", explicaram as delegadas.

A vítima foi amarrada, torturada psicologicamente, executada com dois disparos de arma de fogo no rosto e enterrada em uma cova rasa na Vila Tamanca, no bairro Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital. Os dois indivíduos suspeitos de serem os mandantes do feminicídio já estavam presos. "Logo depois que o corpo foi encontrado foram cumpridos os mandados de prisão preventiva dos supostos mandantes e do suspeito de realizar os disparos. Um revólver calibre 38, também foi apreendido", declarou a delegada Tatiana Bastos. A arma foi encaminhada à perícia técnica e aguarda o laudo.

Nessa quarta-feira (20) mais três pessoas foram presas na Capital. "A mulher que teria filmado a execução no celular da própria vítima, o homem que buscou a vítima no domingo de dia das mães no ponto de encontro marcado e mais um indivíduo que estava na condição de foragido por roubos, mas que estava ocultando a outra suspeita", explicou Bastos. O suspeito de cavar a cova foi preso nesta quinta-feira (21). Com o apoio do Departamento da Criança e do Adolescente (Deca), um adolescente que participou da execução também foi apreendido nesta quinta. Os celulares dos presos que seriam os mandantes também foram apreendidos na Cadeia Pública de Porto Alegre.

Larissa M.

Polícia Civil RS