Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Arca Perdida descapitaliza organização criminosa a partir de inquérito de lavagem de dinheiro

Publicação:

2018062112341521-06-dhpp-gravatai.jpg
Operação Arca Perdida descapitaliza organização criminosa a partir de inquérito de lavagem de dinheiro - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta quinta-feira (21) a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)de Gravataí realizou operação Arca Perdida. A ação cumpriu medidas cautelares de sequestro de bens em Gravataí e Charqueadas. Foram sequestrados um imóvel no litoral e três veículos foram apreendidos.
Segundo o delegado Felipe Borba, as medidas cautelares tiveram origem em inquérito policial de homicídio. Um homem, indiciado por sete homicídios ocorridos no município, estava foragido desde 2015, com mandados de prisão em aberto para três dos seus homicídios. Ele pertencia a um grupo criminoso com atuação no bairro Rincão da Madalena, em Gravataí, região que liderou as estatísticas de homicídios para o ano de 2017. A Polícia Civil recebeu informações que indicaram, nos primeiros meses de 2018, que o indivíduo estaria refugiado em Tramandaí-RS.A partir destes dados, a DHPP de Gravataí iniciou trabalho no sentido de identificar o local exato de seu esconderijo, descobrindo automóveis utilizados por ele e comparsas.
Após a prisão do homem, em março de 2018, foi aberto inquérito policial, o qual terminou com o indiciamento dele e mais três indivíduos pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação ao tráfico, bem como posse de arma de fogo e de munição. Por meio de representação da autoridade policial, o Poder Judiciário ordenou o sequestro de três automóveis, sendo que o Ministério Público também reconheceu lavagem em relação à residência litorânea que o indivíduo usava para escapar da polícia. Estima-se que o valor dos bens alcance duzentos mil reais - relatou o delegado.

Cecy Quadros Raicik
Reg. Prof. 6211

 

Polícia Civil RS