Polícia Civil reinaugura Posto Policial de Atlântida Sul/Osório

.

Na manhã desta quinta-feira (28/03), foi reinaugurado o Posto Policial de Atlântida Sul, distrito de Osório. O posto foi criado em outubro de 1998, situado na Avenida Saquarema, nº 1200, Atlântida Sul, em um terreno cedido pela Prefeitura da cidade.

Naquele ano, a comunidade local, entendendo a importância da representação policial no distrito, arrecadou materiais de construção e valores para construção do prédio, onde passou a funcionar, no início, a Polícia Civil e a Brigada Militar, na mesma sede.

Em dezembro de 2005, foi editado o Decreto que transformou o Posto Policial de Atlântida Sul na 2ª delegacia de Polícia de Osório, tendo sido inaugurada no dia 30/06/2006.

Em 2007, a BM ganhou uma sede própria, junto à Subprefeitura, quando então a Polícia Civil passou a trabalhar sozinha na 2ª Delegacia de Polícia, desenvolvendo as atividades de polícia judiciária das demandas policiais do distrito, que atende as praias de Atlântida Sul e Mariápolis.

Em fevereiro de 2022, a 2ª DP foi extinta, e no local foi criado, novamente, o Posto Policial de Atlântida Sul, com sede no mesmo endereço, sob responsabilidade e extensão da Delegacia de Polícia de Osório.

Já em fevereiro de 2023, levando em consideração a situação da estrutura física do prédio, onde estava instalado o Posto Policial de Atlântida Sul, após diversas tratativas e reuniões da administração policial, comunidade, executivo e legislativo municipais, foi assinada a ordem para ampliação e reforma do Posto, custeada pela Prefeitura de Osório.

As obras para a reforma do Posto iniciaram-se em março de 2023, sendo custeados pela Prefeitura de Osório, com apoio da Câmara de Vereadores do município. A comunidade de Atlântida Sul, moradores, empresários, associações, em especial a ACIO – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório, também empregaram esforços para as conclusões das reformas do Posto, doando valores, mobílias, instalações de redes, equipamentos, dentre outros amparos para a reabertura da unidade policial.

Em dezembro de 2023, o Posto Policial de Atlântida Sul foi reaberto, após término parcial das obras, ainda com algumas pendências, a tempo de receber o reforço da Operação Verão 2023/2024, bem como para atender à população do distrito durante o período do verão, sendo as obras totalmente concluídas em fevereiro de 2024.

O posto conta, ainda, com a instalação e atendimento do “Cartório Amigo dos Animais”, além de atendimento do Programa RAMO - Rede de Acolhimento à Mulher e Ofensor.

Em seu discurso durante o evento, o vice-governador Gabriel Souza destacou os investimentos do governo do Estado na segurança do Litoral Norte e anunciou a instalação de uma Delegacia Especializada em Homicídios junto ao Posto da Polícia Civil na praia de Atlântida Sul, em Osório. “São os esforços da nossa gestão em levar mais segurança para a região que mais cresceu em população no Rio Grande do Sul. Hoje, a densidade populacional não é apenas sazonal no Litoral, é o ano todo, o que torna ainda mais importante o reforço do efetivo e a instalação de delegacias especializadas”, enfatizou. Ele citou ainda a criação de uma Delegacia de crimes rurais e abigeato em Santo Antônio da Patrulha e a inauguração da Delegacia de Tramandaí, que está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

O evento contou com a participação de várias autoridades, entre elas, o Vice-Governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; Secretário da Segurança Pública, Sandro Caron; Prefeito de Osório, Roger Caputi Araújo; Sub-Chefe de Polícia Heraldo Chaves Guerreiro; Delegado Anderson Spier, Direror do DPI; Delegada Sabrina Deffentte, Titular da 23 DPRI-Capão da Canoa; Delegado João Henrique Gomes de Almeida, Delegado Titular de Osório e que responderá pelo Posto de Atlântida Sul; Juíza de Direito, Liane Machado dos Santos Caminha Gorini; Promotora de Justiça, Fabiane Rios, dentre outras autoridades e demais parceiros que auxiliaram para esta reinauguração.

.
Fotos: Rodrigo Ziebell/ GVG